sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mas porque conta a história de Kalley?



Como prometido vou esclarece porque conta a história de Kalley? Também vou mostrar os estudos que antecedem uma produção. No caso a produção dos quadrinhos de Robert Raid Kalley.

Respondendo a pergunta título desta publicação. Kalley foi um homem acima do seu tempo. Altruísta, mesmo sendo um médico rico, ele se importava com o semelhante. Antes mesmo da sua conversão e seguir a Cristo (não me refiro a religião), ele já tinha essa desejo de atender os necessitados. Essa cena é um momento que muda toda sua vida (que é essa cena de rascunho abaixo). Podemos dizer que é a forma que Deus preparou para convida-lo a conhecer a Jesus. Mas seu exemplo de vida dedicado a os necessitados é o que faz uma das razões para contar sua história. E não só fazendo uso da medicina para ajudar as pessoas carentes, mas também, - acredite - promover a educação. Sempre considerei que um papel da igreja também é inserir o indivíduo da melhor forma possível na sociedade. E Kalley tinha esse pensamento. Dava aulas de inglês, quando em sua passagem na Ilha da Madeita (PT). Não tratava apenas os pacientes para pousar de bom, mas dava educação e crescimento intelectual, atrelado ao conhecimento espiritual. De nada adianta o homem ter tanto conhecimento, mas não conhecer quem o criou? Confesso que ao ler a respeito dele, vi mais que um médico, pastor, ou um carismático, mas um verdadeiro Cristão. Reproduzir sua vida é muito bom para inspirar vidas e dá um propósito para os que não compreendem que a satisfação da vida esta em servir. Tal qual foi Cristo quando esteve em forma de homem e ainda hoje é assim.

Rascunho de cena em que Kalley atendendo uma senhora em estado terminal, e sendo ela muito pobre agradece a Deus pelo pão (que inclusive estava duro).
A proposta é acompanha a evolução desta cena, que farei ao longo das publicações.
Estudo do rosto de Kalley
Estudo do rosto da cunhada de Kalley, Elizabeth (irmã de sua esposa Margareth), que é coadjuvante na história

domingo, 14 de julho de 2013

O inicio do projeto Robert Kalley em Quadrinhos

Hoje estou oficialmente iniciando os quadrinhos que conta a história de Robert Raid Kalley.

Mas quem foi Kalley?
Filho de família abastada, Robert Kalley nesceu em Mount Florida, no sudeste de Glasgow, Escócia. Em 1829, obteve o diploma de cirurgião e farmacêutico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Glasgow. Como médico de bordo, conheceu muitos portos, inclusive Funchal, na Ilha da Madeira, onde, anos depois fundaria, juntamente com sua mulher, Margaret, a primeira comunidade protestante lusitana.
Robert e Margaret se casaram em 1838. O sonho de Robert era tornar-se missionário na China, mas, considerando a frágil saúde da esposa, os colegas lhe sugeriram a ilha da Madeira, “um pequeno paraíso de clima suave.” Assim, no dia 12 de outubro do mesmo ano, o casal chegou ao Funchal, onde já havia uma colônia de escoceses. No ano seguinte, Kalley foi ordenado ao ministério pastoral, no dia 8 de julho.

Robert e Margaret Kalley tornaram-se figuras históricas do protestantismo em Portugal e no Brasil. Os Kalley chegaram ao Rio de Janeiro em 1855, onde Robert fundou, juntamente com cidadãos portugueses e brasileiros, a Igreja Evangélica Fluminense, que desempenhou um importante papel na divulgação da doutrina evangelista no país.
Trecho extraído da Wikipédia

Mas porque conta a história de Kalley em quadrinhos?
Os quadrinhos é sem dúvida um leitura das massas e popular. E aos poucos vai ganhando mais popularidade. Só para sua informação, já temos autores que estão figurando na Academia Brasileira de Letras, no caso me refiro a Maurício de Sousa (http://www.academiapaulistadeletras.org.br/academicos-atuais/328-maur%C3%ADcio-de-sousa-cadeira-n%C2%BA-24-posse-em-12-5-2011.html). Um título que a tempos atrás era muito difícil.

Além disso, é uma forma de leitura que incentiva ao alfabetizados a lerem mais e os analfabetos funcionais a ter mais desejo de ler. Desta forma o leitor ingressa para o mundo da leitura.

Existem mais outros argumento que defende de vários pontos de vista um adaptação de uma biografia, para os quadrinhos, mas que devo discorrer ao longo do andamento desta obra.

Mas outra pergunta deve também ser respondida:
Mas porque conta a história de Kalley?
Que devo explicar no próxima publicação.

Estudo do rosto de Robert Kalley quando jovem quando foi a ilha da Madeira
Abaixo uma imagem de estudo do personagem, mais jovem.